top of page

A importância de construir valor em suas negociações


Considero uma negociação de valor, quando consigo, através dessa experiência de troca, crescer pessoalmente ou profissionalmente em algum ponto, quando acredito que aquele momento, seja com meu cliente ou fornecedor, possa ter me ensinado algo novo. Quando isso acontece, a negociação deixa de ser apenas um negócio, e se torna algo prazeroso e estimável, acaba se tornando uma negociação de grande valor.

Muitas vezes, o que traz essa experiência de aprendizado para uma relação como essa, é a oportunidade de negociar com uma marca muito maior do que a sua. Quando isso acontece, você acaba agregando valor à sua própria empresa, por estar conectado a uma pessoa ou organização de grande relevância para o mercado, afinal, negociar com grandes nomes não é para qualquer um, certo? Apenas o fato de poder estar próximo a uma empresa que é conhecida nacional ou internacionalmente, faz com que a sua posição em novas negociações acabe sendo outra, você cresce em posicionamento apenas por estar fazendo parte dessa experiência e ancorando a sua organização em outra ainda maior.

Agora você me entende? O valor é diferente do preço e quando existe valor em sua negociação, o preço não entra em jogo, sua negociação não vai estar totalmente ligada a cifrões.

Portanto, construa em suas negociações um valor estimável pela outra parte, onde ela diga, com louvores, que negociou com você. Faça com que ela tenha satisfação de negociar com sua empresa, dessa forma você faz com que o valor pago não seja mais foco, mas sim a experiência que essa negociação vai gerar para ambos.

Não pense que isso é fácil e se constrói do dia para noite. Ofereça, em suas negociações, produtos ou serviços que agreguem valor para o outro. Quando falo isso, não estou falando apenas de dinheiro, pois lembre-se que você está em constante negociação, seja com seus filhos, sua(seu) esposa(o), seu sócio e até mesmo com o flanelinha que diz que vai cuidar do seu carro quando você vai naquele show tão esperado. As relações de negociações estão em nosso dia a dia, nas pessoais e profissionais. Por isso não podemos deixar de dar atenção para qualquer tipo de negociação. Quem sabe aquela vaga de estacionamento no shopping lotado na qual você abre mão, não seja para a mulher ou homem dos seus sonhos, ou aquele cliente que há muito tempo você gostaria de conquistá-lo. Agregue valor em suas negociações para continuar crescendo e se tornando alguém cada dia melhor.


22 visualizações0 comentário
bottom of page