• Dione Oliveira

8 dicas de 8 anos como diretor de empresas


Nestes 8 anos como diretor de empresas, os aprendizados foram muitos. Por exemplo, não imaginava que trabalharia ainda mais quando me tornasse diretor do que trabalhei quando era gestor. Além disso, precisei entender que meu tempo, em um cargo superior, havia se tornado muito mais curto do que antes. Pensando nesses aprendizados, separei 8 dicas que podem lhe auxiliar no desenvolvimento da sua carreira, seja como gestor, diretor ou qualquer outro cargo de gerência que você está, ou almeja alcançar. Vamos lá:

Dica 01: Contate sua Rede de Networking

Foi extremamente importante para as empresas que atuei como diretor, que entrasse em contato com a minha rede de relacionamentos, informando a todos que estava em um novo cargo, em um novo negócio. Tomar essa atitude fez com que o respeito profissional que eu havia adquirido em anos como representante de outros negócios abrisse portas para um novo projeto. Quando me tornei diretor da Primeiro Passo Coaching, essa dica foi muito valiosa. Conectar minhas diferentes redes de contatos fez com que esse início fosse mais fácil e rápido.

Dica 02: Participe de Alguma entidade

Fazer parte de uma associação de empresas ou da federação que rege o segmento que você trabalha, sempre vai te dar experiências muito importantes. Você vai conhecer empresas do mesmo ramo que a sua, que possuem mais tempo de mercado que você, que já passaram por situações pelas quais você não quer passar e que podem lhe ensinar, através das experiências delas, como não passar por diversas adversidades, afinal, aprender com o erro dos outros é economizar o seu próprio dinheiro.

Dica 03: Deixe o dinheiro de lado

No início da empresa é muito importante reinvestir tudo o que puder no próprio negócio. Seu salário deve ser o suficiente para você apenas se manter, pois é muito importante reaplicar na empresa tudo que puder e for necessário. Sem esse sacrifício inicial, dificilmente seu negócio vai alcançar o nível que tanto quer, então invista no presente para garantir um futuro próspero.

Dica 04: Tome decisões, chame a responsabilidade

Não deixe de tomar decisões. Sempre que puder, chame esta responsabilidade para si, pois assim você sabe exatamente para onde sua empresa está indo. Avalie as informações que receber, mas não deixe de se colocar na frente da sua operação e ser o planejador do seu negócio. Deixar que alguém tome decisões por você pode te custar muito caro.

Dica 05: Saiba o momento de ficar quieto.

Parece o oposto do item anterior, mas, na verdade, tomar a decisão de se calar na hora certa, pode evitar que você perca tempo ou faça as pessoas perderem tempo. Como tempo é dinheiro, talvez, em alguns momentos, seja inteligente ficar quieto ao invés de tentar expor a sua opinião ou vontade.

Dica 06: Seja ousado

Sabe aquela menina linda da escola, a que foi rainha estudantil? Você vai encontrar muitas empresas assim. Não tenha medo, vá até ela e não deixe a oportunidade passar. Se apresente e mostre tudo o que você pode oferecer de bom. Muitas vezes ninguém teve a coragem de sentar na mesa de negociação e apresentar possibilidades que podem, de fato, mudar o seu negócio. Seja você essa pessoa.

Dica 07: Invista nas Pessoas

Parece batido falar nisso, certo? Mas é um grande engano não dar atenção para as pessoas que fazem seu negócio existir. Faça com que as pessoas cresçam com você e elas irão sempre dar valor para a empresa que as deu a grande oportunidade de se formar na faculdade, que lhe deu condições de comprar o tão sonhado carro, ou de jantar no restaurante que tanto gosta. Retribuir seus companheiros de trabalho é ter seguidores fiéis que te ajudam a crescer melhor e mais rápido, dividindo as vitórias e alcançando os objetivos de forma compartilhada.

Dica 08: O que faz você passar por uma crise, não é o que você faz durante ela, mas sim, o que você fez antes de chegar a ela

Em meio a uma crise, demitir pessoas ou reduzir custos são apenas soluções paliativas. O que vai fazer você enfrentar a crise e passar por ela é o que você fez antes dela chegar. Qual a cultura que você construiu na empresa? Foi uma cultura de gastos descontrolados? Ou você criou uma cultura de economia? As reservas financeiras devem ter liquidez para que se possa agir rapidamente e não depender de bancos para a empresa honrar seus compromissos. Não pare de investir na área de vendas e prospecção, pois é nesta hora que precisamos ser vistos para não sermos esquecidos quando tudo começar a melhorar.

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