• Dione Oliveira

Técnicas de negociação que mudaram a minha carreira


Durante inúmeros momentos da minha carreira como gestor, tive que recorrer à negociação para alcançar os objetivos esperados. Foram negociações dos mais variados tipos e focos, e que trouxeram conquistas importantes para a minha vida como empreendedor. Muitas dessas negociações só foram bem sucedidas porque recorri a técnicas que aprendi em treinamentos e em muitas e muitas horas de capacitação. Minha ideia hoje, é separar três das técnicas que mais usei e que me trouxeram mais frutos. Vamos lá?

1- Quando temos afinidade com alguém tudo fica mais fácil

A primeira delas eu aprendi com o grande mentor Anthony Robbins, é o que ele chama de Rapport? Mas o que é Rapport? Então eu cito a definição do mestre Anthony Robbins…

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.” – Anthony Robbins.

A técnica Rapport funciona muito bem, tanto nas minhas negociações, quanto com as turmas que já treinei. Essa técnica busca a harmonia entre as pessoas, fazendo com que a outra crie afinidade com você mesmo sem conhecê-lo, sempre gerando aquela pergunta interna: “de onde eu conheço esta pessoa?”. Todo mundo sabe que tendo afinidade com alguém tudo fica mais fácil, parece que as coisas caminham sempre para o mesmo lado e isso faz com que a negociação ocorra de forma tranquila, já que se estabelece confiança e harmonia na relação.

2 – A técnica da escassez

Outra técnica muito importante que aprendi, foi a da escassez. Um formato muito utilizado por grandes palestrantes e que vem trazendo muitos resultados não só para o meu negócio, mas para muitas outras empresas que também utilizam esse tipo de negociação.

Para quem não conhece, a escassez consiste em oferecer uma oportunidade de negócio muito limitada, com tempo específico e valor diferenciado. Esse tipo de ação, faz com que o seu produto fique mais atrativo e seu cliente ainda mais interessado, fazendo com que ele pague o preço mais alto, afinal, as oportunidades parecem mais valiosas quando são mais difíceis de consegui-las.

3 – A importância de construir autoridade

Além de aprender técnicas com diferentes mestres e profissionais da área, demonstrar durante uma negociação as experiências pessoais que tive com minhas empresas e em grandes projetos, me ajudou a construir autoridade em minha área, facilitando o processo de negociação com pessoas e empresas.

Entender a importância de posicionar e demonstrar que é referência em algum setor ou tem experiência de mercado, pode ser um ponto a favor na sua negociação.

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DIONE DE OLIVEIRA
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