Todo mundo precisa vender.
Mas nem sempre conseguimos visualizar:
I - Em que fase meu cliente está?
II - O que precisamos mostrar para o cliente naquela fase?
III - O que nosso marketing pode fazer?
Nessa nova série, vou responder a essas 3 perguntas em cada uma das 4 etapas do Funil de Conversão de Vendas.
Vamos lá?
As 4 etapas
TOPO DO FUNIL
1) Fase de aprendizado e descoberta
MEIO DO FUNIL
2) Fase de reconhecimento do problema
FUNDO DO FUNIL
3) Fase de consideração da solução
4) Fase da decisão de compra
Vamos começar nesse e-mail falando da primeira fase.
Fase 1: Aprendizado e descoberta
Pergunta-chave I - Em que fase meu cliente está?
Nesta fase, a pessoa ainda não sabe exatamente que tem uma necessidade ou problema.
Por exemplo: pode ser um empresário que tenha dificuldades de gestão, mas não sabe ainda como resolver isso; ou uma mãe de primeira viagem que acorda todo dia com sono pelos cuidados que dispensa ao filho durante a noite e quer saber mais sobre o assunto.
Pergunta-chave II - O que precisamos mostrar para o cliente naquela fase?
* Objetivo: atrair pessoas relacionados ao universo de sua solução e, se possível, convertê-los em leads
* Assuntos para blogs e posts em mídias sociais: Temas gerais, mas que não abordam diretamente sua solução.
* Para nossos exemplos: assuntos referentes à maternidade e a gestão de empresas como um todo.
* Materiais ricos para gerar conversão de leads: assinatura de Newsletter, infográficos e checklists, eventualmente e-books bastantes genéricos.
Pergunta-chave III - O que nosso marketing pode fazer?
PLANEJAR
Com base no que você aprendeu na Jornada do Cliente, descubra o perfil de seu público e quais os assuntos mais indicados para cada fase da jornada, tanto em blogs como em mídias sociais.
Para isso, você deve usar ferramentas de marketing digital como o Google Analytics e o Planejador de Palavras Chave do Google, que, aliás, são gratuitos, e complementar o trabalho com outros softwares pagos, como Semrush e Moz.
* Painel de Palavras-Chave: além de fazer o papel dos softwares mencionados acima em uma única ferramenta, ajudando a determinar os assuntos que você deve abordar, você pode descobrir em que canais produzir conteúdo, que páginas deve otimizar e até se deve investir em mídias pagas.
* Monitoramento de Redes Sociais: descubra o que estão falando sobre sua marca ou produto nas redes sociais e encontre assuntos relevantes.
Gostou?
É hora de colocar em ação.
Na próxima semana, falaremos sobre a Fase 2.
Dione de Oliveira
Ajudando empresários a terem duas vezes mais lucros em seus negócios.
Empresário e Mentor de negócios.
Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.
Telefone: (51) 99291-4957