Blog do Dione

Todo dia eu recebo mensagem de mentorados e empresários falando sobre quão difícil é fidelizar clientes. E eu vou te contar onde a maioria erra: ela são afoitas.


Fidelizar um cliente não é uma corrida, é uma maratona. Por isso você deve ter cautela, saber quando guardar forças e onde dar tudo de si. Se cada passo correto te coloca mais perto do objetivo, pode ter certeza que cada passo errado te faz voltar o dobro. Mas não se preocupe, ninguém nasceu sabendo tudo, por isso vou compartilhar aqui cinco dicas que eu considero vitais nessa maratona:


1. Escolhendo o tênis certo - Conheça bem seu cliente.


Pode parecer uma dica leviana, mas acredite, não é. Conhecer seu cliente leva tempo e dedicação. Entenda seus medos e anseios, seus valores e o que seu produto representa na vida do seu cliente. Aprenda quais necessidades seu cliente precisa que sejam atendidas e quais as expectativas dele em relação ao seu produto. Dessa maneira você terá exatamente o que o seu cliente deseja.


2. O aquecimento - Faça uma boa comunicação.


Se você já está seguindo a dica anterior de conhecer bem quem você quer atrair, então sabe que sua comunicação não pode ser generalista, você deve direcionar todo o seu esforço para ajudar seu cliente. Note que eu disse ajudá-lo. Primeiro você ajuda ele e depois você vende, isso cria laços entre as pessoas e a venda será uma consequência natural do processo.


3. Treine para a maratona - Crie uma experiência de atendimento única.


Dentro de toda a experiência que é o atendimento do cliente, a interação humana é 50%, sabe o que são os outros 50%? Processos. Processos são fundamentais, eles permitem que pessoas normais realizem atividades complexas. Tenha um processo de atendimento que demonstre que seu cliente é único, que cada passo foi pensado nele e que você está feliz em atendê-lo. Assim seu cliente saberá que seu atendimento não é somente bom, mas ele é bom sempre que seu cliente precisar de você.


4. Corra a maratona - Tenha a melhor entrega!


Não adianta você atrair, encantar e vender se o produto ou serviço que você entrega realmente não é algo que supera as expectativas do cliente ou se o cliente não se sente motivado a falar bem de você ou lhe indicar para amigos.

Isso ocorre frequentemente porque acontece um desalinhamento entre a expectativa e a entrega. Para evitar isso, faça o seu melhor. Durante todo o ciclo de vendas deixe claro as entregas, faça sempre conexões sobre a expectativa do cliente e o produto final. Um cliente bem atendido e contente com os resultados com certeza terá você em mente para indicações.


5. Comece a treinar para a próxima maratona - Esteja presente depois da venda.


Quando a venda é feita, sua relação com o cliente apenas começou. Então não o deixe de lado, se sentindo abandonado. Esteja sempre presente para que você seja a referência do seu cliente nesse assunto. Não deixe ele pensar que outra empresa pode prestar o mesmo serviço que você, assim com uma boa relação estruturada, seu cliente sempre voltará para você.




Se esse assunto te interessou, eu falo mais sobre fidelização de clientes na minha Live no Instagram. Basta clicar na imagem abaixo




E se precisar de ajuda: conte comigo.

Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.


Bom final de semana!




2 visualizações0 comentário