- Dione Oliveira
Metodologia KANBAN

Bom dia!
Vamos falar de produtividade?
O tema dessa semana é o método kanban.
kanban | Como ele pode ajudar na organização do trabalho?
O kanban é um método organizacional que visa a aumentar a produtividade e otimizar a realização das tarefas e das entregas.
O termo significa “tabuleiro”, e o sistema visa acompanhar, de maneira visual, prática e utilizando poucos recursos, o andamento dos fluxos de produção nas empresas.
kanban | As origens
A metodologia kanban foi criada pela empresa japonesa Toyota na década de 60 e faz parte da metodologia JIT (Just in Time), um sistema de administração da produção que determina que deve ser feito somente o imprescindível para realização da etapa seguinte do processo, em um fluxo de trabalho contínuo. Em outras palavras: fazer apenas o que é necessário, quando necessário e na quantidade necessária.
Em meio à falta de recursos e diante da necessidade de se modernizar para acompanhar as mudanças do mercado, a empresa precisava mudar sua metodologia de gestão e procurar por uma gestão por resultados. Era preciso agir rápido e urgentemente para criar um novo sistema de manufatura.
Assim, inspirados pelo livro Hoje e Amanhã, de Henry Ford, os gestores da Toyota desenvolveram o kanban.
Na Toyota em dificuldade, a visualização do kanban facilitou muito o trabalho das equipes de produção e montagem, porque o sistema melhorou a comunicação entre os colaboradores, bem como o entendimento de quais peças precisavam ser repostas e quando. A padronização também foi auxiliada pelo método, assim como a redução de desperdícios.
kanban | Como funciona?
A metodologia kanban propõe a utilização de cartões em um quadro para indicar e acompanhar, de maneira visual, prática e utilizando poucos recursos, o andamento dos fluxos de produção nas empresas.
As tarefas se movem da esquerda para a direita no quadro, e podem estar em um desses três estados:
A EXECUTAR | A esquerda, no início do quadro, ficam as tarefas que precisam ser executadas, o que pode ser chamado de “A executar”.
EM CURSO | No centro, fica a próxima etapa "Em curso", mostrando o que está sendo executado naquela hora.
EXECUTADOS | E na direita, ao fim do quadro, as tarefas que foram concluídas.
Na sua empresa, você pode alterar o nome dessas etapas de acordo com seus processos internos. Embora muito usada na indústria, o kanban já se popularizou em mercados como o de serviços, em especial o ramo de desenvolvimento de software.
Lembre-se: Conforme as tarefas são desempenhadas, o cartão é colocado no campo correspondente ao status da tarefa. Mantenha seu quadro atualizado, e todos da sua equipe poderão saber como anda a gestão das tarefas da sua empresa!
Para finalizar, veja a postagem que fiz sobre os 4 princípios básicos da metodologia kanban.

Que tal colocar essa ferramenta em prática no seu negócio?
Depois me conta como o Kanban facilitou a gestão e permitiu a visualização das suas tarefas.
Excelente dia para você!
Dione de Oliveira
Ajudando empresários a terem duas vezes mais lucros em seus negócios.
Empresário e Mentor de negócios.
Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.
Telefone: (51) 99291-4957