top of page

Parcerias que dão certo parte I



Nesse momento onde o Coronavírus afeta profundamente nossos negócios, ter pessoas ao nosso redor para poder dividir responsabilidades e definir juntos a tomada de decisões difíceis é algo muito importante e valioso.


Já falamos sobre clientes, sobre fornecedores, sobre parceiros, sobre mercado e sobre equipe aqui nessa newsletter.


Mas hoje, em especial, vamos falar sobre sócios.


Deixa eu te contar uma história...


Atendendo como mentor de negócios uma empresa, anos atrás, percebi que diversos problemas de faturamento e cumprimento de objetivos não tinham muito a ver com o processo comercial. Também não eram um problema de produto, ou atendimento. Tampouco a causa estava fora, no mercado, na crise, no cliente. 


O que impedia essa empresa de ter os mesmos resultados que obtivemos meses antes era apenas uma coisa: uma relação mal resolvida entre os dois sócios.


Colocamos energia e foco total na manutenção dessa relação, e depois de meses de trabalho em conjunto, conseguimos recuperar aquele ano, atingir as metas e, principalmente, modificar a dinâmica da sociedade. Condensei os aprendizados que tivemos juntos nessa Série Especial, sobre Sócios.


Sociedade é um compromisso.


Como em um casamento, a sociedade exige uma dedicação constante e comportamento adequado dos sócios para que seja bem-sucedida. No início, a sociedade começa com grande entusiasmo, energia e altas expectativas. Mas ao longo dos anos (às vezes, meses), os sócios vão encontrando dificuldades que colocam em cheque essa sociedade, a empresa em risco e provocam questionamentos importantes.


Para lhe ajudar, vou trazer 8 questões para você se perguntar preferencialmente ANTES de selecionar um sócio para sua empresa. 


Vamos lá? Aqui vão as 4 primeiras questões.


01. O que eu preciso de um parceiro de negócios?


– Você deve procurar um sócio que traga algo diferente do que você já tenha na empresa. Se você é criativo, talvez você precise de um parceiro mais detalhista. Se você tem dinheiro para investir, pode querer um parceiro com acesso a um mercado, ou com grandes conexões. Ou, se você é tímido, pode precisar de um bom “relações públicas” para equilibrar a equação. Se o potencial parceiro for igual a você, pode ser mais confortável, mas não é o que você precisa. Você precisa de alguém que complemente suas habilidades e personalidade.

02. Qual a disponibilidade de tempo que ele tem para o trabalho?


– Os sócios não precisam investir a mesma quantidade de tempo no empreendimento, mas é importante que estejam de acordo com os compromissos assumidos. Quantas horas por dia o seu parceiro esperar trabalhar no empreendimento? Isto atende às suas expectativas? É igualmente importante estipular as expectativas do seu parceiro em relação ao tempo que você vai colocar no trabalho. E aqui, aplica-se o velho ditado que diz: “é melhor prometer menos e entregar mais”.

03. O comprometimento do seu parceiro com o negócio é tão grande quanto o seu?


– Não importa se é uma cafeteria ou um restaurante sofisticado, o comprometimento do parceiro de negócios tem que ser igual ao seu. A parceria – especialmente entre amigos – pode começar com muita diversão e emoção, mas num curto espaço de tempo, o trabalho do dia a dia traz todos à realidade. Se o parceiro não for tão comprometido com o negócio quanto você, fatalmente irá perder o entusiasmo, se tornar um peso e ser prejudicial ao empreendimento ao longo do tempo.

04. Há algo na vida pessoal do seu sócio potencial que pode tornar a sociedade algo secundário?


– Se ele tem uma mulher grávida ou está cuidando do pai idoso, isto pode se tornar um motivo para se descuidar da sociedade. É por isso que você tem que ser friamente honesto quando pensar em formar uma parceria. Se ele está muito distraído por um problema de família ou ela não dá o suporte necessário, o negócio pode estar condenado desde o início.


Na próxima semana trarei mais questões, mas se quiser falar comigo antes, pode usar o link acima para me enviar um WhatsApp.


Boa semana de trabalho!


Dione de Oliveira

Ajudando empresários a terem duas vezes mais lucros em seus negócios.


Empresário e Mentor de negócios.

Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.

Telefone: (51) 99291-4957

28 visualizações0 comentário
bottom of page