top of page

Trabalhando de casa parte II

Como tem sido a experiência?


Hoje vou trazer algumas ideias sobre a tua gestão do tempo.


Vamos lá?

SÉRIE ESPECIAL: TRABALHANDO EM CASA 09 DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO





4. Agende descansos


As pequenas pausas de 15 minutos, que mencionei na dica #3, não são o suficiente no home-office, assim como no trabalho “comum” não há como trabalhar saudavelmente por oito ou dez horas a fio.


Minha sugestão é que você marque um horário de almoço. Estipule descansos. Do contrário, você vai ver seu dia escapar de você, assim como suas oportunidades para recarregar as baterias. 


Também é importante planejar essas pausas. Uma caminhada, um pequeno lanche, um tempo com os bichinhos de estimação, afarezes domésticos. Não adianta parar de trabalhar só para ficar planejando as tarefas seguintes.



5. Tire as notificações do celular


É ilusório achar que se pode ficar longe do smartphone enquanto trabalha. Mas você pode, ao menos, impedir que muitas distrações apareçam por meio dele. Desative as notificações dos aplicativos sociais, para que você não passe o tempo todo checando.


Procure olhar no fim de cada bloco se há novidades. Eu sempre combino com as pessoas que trabalham comigo que, se for urgente, me ligue. Não é possível ser produtivo olhando o WhatsApp a cada 10 minutos.


6. Crie uma rotina


Trabalhar em casa pode ser libertador no início, já que não há muito falatório em volta. Mas também pode se tornar opressor se você não cria seus próprios hábitos e se perde com facilidade entre suas próprias tarefas.


Uma forma recomendável de fazer isso, é ir resolvendo uma tarefa por vez. Outra forma, é definir temas para seus blocos de tempo, como o exemplo que faço a seguir:


Bloco 01- Das 07h as 09h

– Bloco da Organização: deixe o primeiro horário para revisar o que ficou pendente do dia anterior e planejar o que precisa ser feito hoje. Encaminhe tarefas para sua equipe, cobre retornos, faça contatos rápidos, deixe tudo organizado.


Bloco 02 - Das 09h30min às 11h30min

– Bloco do Resultado: Use esse momento para fazer aquilo que é mais importante para o seu dia, a sua principal tarefa, ou a que mais pode trazer resultado. Comece aqui e, se precisar, avance dentro do próximo bloco até terminá-la.


Bloco 03 - Das 13h às 15h

– Bloco da Liberdade: deixe esse período para encaixar as coisas que surgirem, como reuniões remotas rápidas ou conversas por telefone.  Pode ser que o tempo livre desse bloco seja “sugado” por outras demandas emergenciais, mas você já estará preparado para isso.


Bloco 04 - Das 15h30min às 17h30min

– Bloco da Entrega: deixe para realizar as suas tarefas mais rápidas de rotina aqui. Evite marcar reuniões ou conversas por telefone, para poder ser veloz e produtivo nessa etapa do dia. Se sobrar uns minutos, programe seu próximo dia.


Essa é uma ideia de organização de rotina, adapte e use para sua realidade, como achar melhor!


Na próxima semana continuamos com a última parte dessa série.


Um abraço


Dione de Oliveira

Ajudando empresários a terem duas vezes mais lucros em seus negócios.


Empresário e Mentor de negócios.

Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.

Telefone: (51) 99291-4957

3 visualizações0 comentário
bottom of page