top of page

8 coisas que aprendi em mais de 20 anos de experiência


1) Seja humilde, faça o que te mandam fazer: Riocell, 1996

Quando iniciei minha carreira profissional como técnico em química, aprendi bem cedo que deveria fazer o que era mandado, não poderia estar escolhendo o que fazer e muitas vezes fui mandado fazer atividades bem difíceis. E não eram difíceis somente para mim que era um iniciante, e sim para os mais experientes. Mas por eles me passarem essas tarefas difíceis, eu aprendi a fazer o que muitos não gostavam. Assim, eu me tornava referência nestes trabalhos.

2) Faça algo que só você faz: Pepsi, 1997

A PEPSICO DO BRASIL foi vendida para a Brahma e eu ainda estava no período de experiência, porém logo eu comecei a realizar uma atividade de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), e quando a equipe da Brahma assumiu as atividades dentro da PEPSI acabaram me deixando por último, pois eu estava no período de experiência. Me dispensariam antes de eu completar 90 dias, mas um fato inusitado ocorreu: um cliente ligou reclamando de um problema em um produto da empresa. A ligação caiu no controle da qualidade, mas ninguém do pessoal novo sabia o que fazer. Nesta hora eu me apresentei para realizar o trabalho. Fui autorizado e acabei ficando mais tempo que o previsto. Desta forma, fui indicado para ir para uma outra unidade da Brahma para uma nova oportunidade.

3) Esteja atento para as oportunidades: Panasonic/Lojas Colombo/Pintura

Quando eu trabalhava como Promotor de Vendas da Panasonic dentro das Lojas Colombo, em um sábado pela manhã, ouço o gerente da loja, muito brabo, falando ao telefone. Como eu tinha uma certa liberdade com ele, eu acabei perguntando o que houve e ele me contou que precisava entregar um apartamento que ele tinha alugado, pois sua casa ficou pronta. Porém, o pintor desmarcou pela terceira vez a pintura do apartamento, o qual precisaria ser entregue na segunda-feira para a imobiliária, com pena de multa por atraso na entrega do apartamento. Bom, naquele momento, eu vi que poderia ganhar uma grana extra que, com certeza, seria muito bom naquele momento. Me candidatei para o serviço, trabalhei sábado e domingo, salvei o gerente de pagar uma multa e ainda ganhei uma grana. E como aquela grana fez diferença.

4) Um curso de Culinária em minha vida: CBS Alimentos, 2000/2001

Nunca imaginei que um curso de culinária salvaria meu emprego. Mas vamos lá: fui trabalhar na CBS Alimentos como promotor de vendas. Em 6 meses passei para supervisor da empresa e substituí meu gerente na apresentação de um curso de culinária que oferecíamos para nossos clientes como forma de aumentar sua publicidade e aumentar as vendas do produtos adquiridos por eles. Por causa disso, acabei adquirindo várias experiências e conheci os três estados do sul como a palma da minha mão.

5) Cavalo encilhado só passa uma vez em sua frente: Qualysolda, 2003

Quando eu voltei a trabalhar na área industrial, tive que começar do zero novamente. Logo tive uma oportunidade de ir trabalhar na Intecnial, empresa referência na área na época. Ao fazer um trabalho temporário de 2 meses na empresa, recebi a proposta para me tornar gerente na área de Controle da Qualidade, peguei esta oportunidade com unhas e dentes e fiz tudo que eu poderia fazer para aproveitá-la. Nesta empresa, me foram apresentadas as mais diferentes e ousadas oportunidades de aprendizado da minha vida até então, assumi responsabilidades que ninguém queria e fiz o que ninguém queria fazer. Tudo isto me deu experiência, conquistei respeito dos colegas mais experientes e autoridade dentro da empresa.

6) Chute o balde: Intecnial, 2008

Apesar de todos os aprendizados e conquistas, chegou uma hora que os objetivos da empresa não estavam alinhados com os meus. Isto estava fazendo com que meus princípios fossem afetados e então, decidi chutar o balde e buscar algo diferente. Naquele momento eu não tinha um plano B, mas sabia que ali não era o meu lugar e segui meu instinto.

7) Não coloque todos os ovos em uma cesta só. Viaje Mais, 2010

Quando tudo já estava alinhado na empresa, eu pensei que era hora de investir em um negócio diferente do atual, mas tinha que ser algo totalmente diferente. Assim, comecei a estudar o mercado, comecei a participar de feiras de franchising, estudei algumas franquias, até que cheguei a conclusão de que uma agência de turismo seria uma ótima oportunidade de investimento. Isto me fez ter um ganho significativo quando o mercado de petróleo e gás não ia bem.

8) Crise na prática: Capaz, 2016

Tive a oportunidade de ler em vários livros e de ouvir vários professores e palestrantes falarem sobre várias crises que o país e o mundo já tinham enfrentado. Ouvi e li as mais variadas formas de como enfrentar crises, mas viver uma crise e poder criar alternativas para enfrentá-la, não teve nada igual em minha vida. As alternativas são variadas, mas uma conclusão já é clara: deve-se realmente fazer muitas coisas antes de chegar a uma crise, para poder enfrentá-la de igual para igual.


116 visualizações0 comentário
bottom of page